Certa vez eu estava com meu ex em casa, e tinha esse amigo meu que é bem afeminado. Estávamos em vias de comer alguma coisa, e então a minha irmã me levou pra um canto e disse que não ia sentar na mesa pra comer com “aquele guri“. Pra mim foi um choque, ele acabou indo embora em seguida, sem saber, e eu chorei bastante, porque de alguma maneira também me senti atingido.
Acho engraçado que a sociedade em geral releva ou se dispõe a relevar homossexuais masculinizados e que mantenham discrição sobre suas atividades amorosas e/ou sexuais. Os próprios gays, em grande parte, tendem a não aceitar estas diferenças. Em geral ouve-se muita crítica no sentido: “Eu sou homem que gosta de homem”, “Se eu quiser uma mulher, eu fico com uma”, quando se refere aos afeminados.
Preconceito?
Preconceito, ou melhor, “Pré-Conceito”, é uma conceito pré-estabelecido na sua mente sobre qualquer coisa. No sentido mais generalizado, o preconceito é colocado como algo que você tem contra outra pessoa… No entanto, não é apenas isso. De fato, nossa mente se constói através de associações e de informações prontas que recebemos dos nossos orientadores e formadores (família).
Todos temos muitos pré-conceitos. É com eles que nos guiamos em nosso dia-a-dia… O ruim é quando a gente passa a não dar chance para que o outro seja diferente ou, que se possa reavaliar uma situação e encará-la diferente. Quando antipatizamos com alguém, por exemplo, e já criamos um preconceito de que aquela pessoa é “má”. Baseados nisso, por vezes não enxergamos a verdade como ela é.
É difícil parar e recomeçar todo dia, todo minuto. Passar a enxergar o mundo sem preconceitos e sem julgamentos… Classifica-se como errado e péssimo o que foge da idéia discutível do normal - ou do mais propagado para ser o melhor.
Discriminação
É no sentido de discriminação que o termo preconceito tem sido mais utilizado. Discriminar é encontrar diferenças, distingüir, separar. Quando uma pessoa tem preconceito contra gays por exemplo, diversas vezes cria uma idéia generalizada de que todos eles são de determinada maneira. Ou então, às vezes não existe nem mesmo um motivo lógico e justificável.
No caso da cor da pele, muitos consideram o negro como inferior. Outros, dentro da comunidade negra, consideram todo “branco” como sendo preconceituoso (outro preconceito).
Há aqueles que discriminam pessoas de outra religião, pessoas de outras crenças, pessoas sem crença, pessoas “feias”, gordas, magras… E o que está muito por detrás de tudo isso é incapacidade de respeitar a diferença. O homem quer ser o “mandão”, e achar que o que ele acha é o melhor, e é o bom, e quanto mais ensinar e passar sua idéia torta pros outros, tão melhor!
Mas principalmente, ele quer ser aceito.
terça-feira, 17 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário